sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Vereador reivindica veículo com mais conforto para transportar pacientes para outras Cidades


O vereador Possidonio Fernandes do PSB, (foto), apresentou na sessão desta sexta, dia 30/10/09, uma Indicação solicitando que o Prefeito de Paulista, através da Secretaria Municipal de Saúde, faça aquisição de um veículo do tipo Van, equipado com ar condicionado para transportar os pacientes que fazem hemodiálise na Cidade de Sousa.

Na justificativa, o parlamentar disse que vários pacientes de Paulista precisam se deslocar diariamente para a cidade de Sousa-PB, distante mais de 100 km de Paulista, onde fazem sessões de hemodiálise, e esse deslocamento está sendo feito em um veículo locado à Prefeitura e que o mesmo não oferece nenhum conforto para os pacientes.

O líder da Oposição ainda esclareceu que os pacientes fazem esse percurso três vezes por semana, saindo de Paulista sempre em horário muito quente, o que segundo o Vereador, é mais um sofrimento para essas pessoas que já são obrigadas a passar cerca de três horas de verdadeira tortura nas sessões de hemodiálise.

O Vereador argumentou ainda que fora dos três dias que o veículo vai para Sousa, a Secretaria de Saúde poderá usá-lo em outras viagens como, por exemplo, as viagens que são feitas hoje no micro ônibus da educação para João Pessoa, o que há muito tempo vem causando transtorno para os estudantes universitários que dependem deste veículo para chegarem à Faculdade de Cajazeiras .

O parlamentar concluiu sua justificativa dizendo: " Tenho certeza que o senhor Prefeito será sensível a este pleito, e irá adquirir o veículo, beneficiando assim, dezenas de pacientes que se deslocam para outras cidades em busca de atendimento médico".







terça-feira, 27 de outubro de 2009

População de Paulista vai às ruas protestar contra a falta d’água no município



Centenas de pessoas do município de Paulista, no sertão da Paraíba, foram às ruas na manhã desta terça – feira (27), para a realização de um grande manifesto contra a falta d’água no município.


A manifestação teve início em frente à CAGEPA local e percorreu as principais ruas da cidade, se encerrando na Câmara Municipal, onde houve uma sessão solene e diversas autoridades locais usaram a palavra em favor do movimento, desde o idealizador do protesto, o vereador Possidônio Fernandes (PSB), a presidente da Câmara Municipal, Maria Laurenice (PR), Josefina Saldanha Veras (PR) e o prefeito do município Severino Pereira Dantas (PTB), além do pronunciamento de vários populares que vieram endossar a mobilização. O vereador Doca Félix (PTB) também esteve presente, mas não se pronunciou.


O problema da falta d’água em Paulista já se alastra por quase vinte anos e chegou ao um limite insuportável, pois os moradores estão sendo obrigados a recorrer ao rio Piranhas e conduzirem a água na cabeça, trazida pela antiga prática do carregamento em latas para não morrerem de sede.


Mas o problema pior nesta história da falta d’água no município, segundo funcionários da empresa, é o fato de a CAGEPA arrecadar 95 % com as contas dos consumidores, que pagam pelo um serviço inexistente e, talvez por esse motivo, a empresa não demonstre interesse em resolvê-lo.


O gerente local, Gustavo Henrique, disse que comunicou à Regional de Sousa a respeito da manifestação, porém o Gerente Regional, Cacá Gadelha, não compareceu para dar explicações à população.


Segundo o deputado estadual Márcio Roberto (PMDB), já existe um projeto em andamento na Superintendência de Planejamento do estado – SUPLAN, no entanto, não há previsões para execução da obra.


No final do evento, os organizadores afirmaram que se o problema não for resolvido, este será apenas o 1º de uma série que virá pela frente, até que a solução apareça.

Leomarque Pereira

sábado, 24 de outubro de 2009

Moradores de Paulista sofrem com a falta d’água e reclamam dos maus serviços prestados pela CAGEPA no município



Um problema que já perdura por muitos anos e se agrava a cada dia que passa, deixando a população do município de Paulista, sertão do estado, cada vez mais indignada é a constante falta d’água na cidade.


Os moradores do município estão sendo obrigados a retrocederem no tempo. Para não morrerem de sede, se submetem às antigas práticas para o transporte do líquido precioso, tão necessário à sobrevivência humana, desde as velhas latas carregadas na cabeça até os meios menos inveterados, a exemplo das carroças de tração animal e os carros-pipa, estes mais raros no lugar.


A CAGEPA – Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, órgão responsável pela prestação do serviço, só tem causado muita decepção à população, apesar de arrecadar 95% com o valor das contas pagas pelo serviço inexistente que, segundo os próprios funcionários da empresa, não tem atendido a demanda dos moradores.


Dentre as inúmeras irregularidades apontadas pela população em relação aos maus serviços oferecidos pela empresa, a mais preocupante é o número de ligações clandestinas existentes no município, pois tanto os funcionários da CAGEPA como os moradores prejudicados afirmam que, mais da metade da água servida pela empresa é desviada através de motores, que levam o produto, clandestinamente, às residências das pessoas que não possuem sequer o hidrômetro em suas casas, mas são beneficiadas com a prática criminosa do desvio.


Um outro problema que contribui para a ineficiência dos serviços é a má administração por parte dos gestores públicos, uma vez que a falta de planejamento urbano com ruas irregulares, sem nivelamento, o excesso de pedras nas avenidas, somada à ausência de um melhor planejamento dos moradores na hora de projetarem suas construções, dificultam ainda mais um serviço que já é precário.


Mesmo assim, a população sofrida, espera, ansiosamente, que um dia, o pedido feito há quase duas décadas, seja atendido pelos responsáveis pela tão esperada resolução.

Leomarque Pereira.


sábado, 17 de outubro de 2009

VEREADOR REINVINDICA DIREITOS TRABALHISTAS PARA SERVIDORES



O VEREADOR POSSIDONIO FERNANDES (PSB) DE PAULISTA, APRESENTOU REQUERIMENTO NA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DESTA SEXTA, DIA 16, REIVINDICANDO QUE O PREFEITO PAGUE AOS SERVIDORES MUNICIPAIS, VÁRIOS DIREITOS TRABALHISTA QUE ESTÃO PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM SEU ART. 7°, TAIS COMO: TERÇO DE FÉRIAS, ADICIONAL DE INSALUBRIDADE, ADICIONAL SOTURNO, E HORA EXTRA. EM SUA JUSTIFICATIVA, O VEREADOR ADIANTOU QUE TEM RECEBIDO VÁRIAS DENÚNCIAS DE SERVIDORES DA SAÚDE, DOS GARIS QUE TRABALHAM NA LIMPEZA URBANA, E DOS VIGILANTES QUE TRABALHAM DURANTE A NOITE, EM DOMINGOS E FERIADOS, QUE NÃO ESTÃO TENDO OS SEUS ADICIONAIS PAGOS. O REQUERIMENTO FOI ENVIADO AO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL E O PARLAMENTAR ESPERA QUE O MESMO TOME AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS, CUMPRINDO ASSIM O QUE ESTABELECE A NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.