segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Câmara de Paulista realiza primeira sessão intinerante e vai à praça ouvir a população



Se o vereador é eleito para representar a população e buscar melhorias para ela, nada melhor que ir ao seu encontro, não apenas durante o período eleitoral, mas no exercício do seu mandato.

Com esse entendimento, a Câmara Municipal de Paulista decidiu sair do plenário da Casa “Benedito Jerônimo dos Santos” e ir à praça pública, na primeira sessão intinerante realizada pelo Poder Legislativo paulistense.

O ato aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 27 de agosto, e o local escolhido por o centro da cidade, principalmente por ser o dia da feira livre, onde há um número maior de pessoas.
De iniciativa do vereador Possidônio Fernandes (PSB), líder da oposição, o Programa Câmara Intinerante foi aprovado por maioria de votos, em abril deste ano.

Nesta sexta, todos os nove vereadores participaram da sessão, que teve uma considerável participação popular, oportunizando a participação dos cidadãos nas discussões parlamentares.

A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional, além da leitura de uma mensagem da importância do vereador.

Logo após, a presidente Maria Laurenice Pereira destacou a importância da sessão intinerante, facultando a palavra para os legisladores.

A primeira a usar da tribuna foi a vereador Josefina Saldanha Veras (Finoca), que parabenizou o colega Possidônio por ter tido a iniciativa de criar o programa.

Ao usar da palavra, o autor do projeto disse que estava muito feliz com a realização da sessão, “pois é o espaço para reivindicação da população e onde é levada cidadania e informação”.

Ele fez uma prestação de contas das suas ações como vereador, destacando que algumas delas foram atendidas pelo Poder Executivo local.

Com a mesma intenção, usou da tribuna o vereador João Bosco de Sousa, que fez um resumo de suas solicitações em benefício da população.

Quem também usou do espaço foi o líder do prefeito na Câmara, Nilton Dantas Monteiro Filho (PTB), que aproveitou a oportunidade para elencar várias ações implantadas no município pelo prefeito Severino Pereira, adiantando que mais recursos estarão sendo investidos nos próximos meses.

Ao cobrar que a oposição busque também trazer melhorias para Paulista, como a parceria do transporte escolar com a prefeitura e um delegado plantonista na polícia civil, o vereador foi aparteado pelo oposicionista Possidônio que informou que já encaminhou apelo ao governo do Estado para resolver a falta de delegado e que iria se informar sobre o motivo da não parceria no transporte de estudantes, mas destacou que o governo estadual está investindo quase 3 milhões de reais na obra de abastecimento d’água da cidade, “a maior obra da história de Paulista”.

A presidente Laurenice agradeceu aos presentes, enaltecendo a colaboração de cada um para o sucesso da sessão.

Ela aproveitou ainda para rebater ‘acusações’ que segundo ela são feitas por integrantes do Executivo municipal aos vereadores, culpando-lhes de falhas que são cometidas pela prefeitura, mas que usam como argumento o trabalho dos parlamentares, “para enganar a população”.

“Quando não fazem nada, não é por nossa culpa, mas sim por falta de vontade da atual gestão”, disse Laurenice.
PARTICIPAÇÃO POPULAR:A moradora Rita de Antônio Belo cobrou a solução por parte da prefeitura de esgotos estourados em sua rua.

Já Raimundo Félix reivindicou que a administração providencie a reposição de lâmpadas no bairro “Alto da Boa Vista”, onde reside, além de pedir que sejam construídos banheiros no mercado público.
A conselheira tutelar Valdejane Coelho foi outra cidadã a usar da palavra, para criticar os vereadores que, segundo ela, rejeitaram um projeto de autoria do Executivo, que expandia o hospital de Paulista.

A presidente Laurenice negou as acusações, afirmando que o projeto visava apenas criar cargos na estrutura da Saúde, e não a expansão da unidade médica.
“Todos os projetos encaminhados pelo Executivo, exceto esse, que aumentava despesas, foram aprovados pela Câmara”, esclareceu a presidente.

Ela, por fim, informou que os pedidos feitos pelos cidadãos, que usaram da tribuna, serão levados ao conhecimento do Executivo, através de Ofícios que serão encaminhados pela presidência.
RESULTADO POSITIVO:Todos os vereadores elogiaram a iniciativa e, diante do boa participação, informaram que novas sessões intinerantes serão realizadas em outras localidades.

Nenhum comentário: