segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MPPB fiscalizará municípios que não exoneraram os não concursados

Nesta terça-feira (10), a partir das 11h, na Sala de Sessões da Procuradoria Geral de Justiça o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e os promotores de Justiça membros da Comissão de Combate à Improbidade Administrativa e à Irresponsabilidade Fiscal concederão entevista coletiva para informar como serão os trabalhos de fiscalização do Ministério Público da Paraíba junto aos Municípios que não acataram a Recomendação para que fossem exonerados, até o dia 31 de julho, todos os servidores contratados sem aprovação em concurso público.

A Recomendação aos prefeitos municipais foi assinada pelo procurador-geral de Justiça no dia 18 de fevereiro, dando o prazo até o dia 31 de julho. À época, Oswaldo Trigueiro Filho também orientou para que os prefeitos rescindissem os contratos de prestação de serviços que envolvem atividades ou funções próprias da administração pública. 

A recomendação do Ministério Público Estadual foi motivada por estudo feito pela Comissão de Combate à Improbidade Administrativa e à Irresponsabilidade Fiscal, constatando que na Paraíba, a contratação irregular de servidores e prestadores de serviço pelas prefeituras é uma situação gravíssima, que vem fugindo do controle dos órgãos fiscalizadores. 

No Município de Paulista, Sertão do Estado, o Prefeito  Severino Pereira Dantas(PTB), não cumpriu a recomendação feita pelo MPPB  até  a presente data e  mantém empregados  os mais de 170 servidores sem concurso público, apesar do Município ter realizado um concurso público para preenchimento dessas vagas e homologado o mesmo desde 17 de Fevereiro de 2010.

Agora os classificados do concurso de Paulista têm a chance de acionarem o Promotor local para que sejam convocados pela prefeitura Municipal,  imediatamente.

Inquérito Civil Público – Paralelo à recomendação, o procurador-geral de Justiça instaurou um inquérito civil público para analisar a constitucionalidade de todas as leis municipais da Paraíba que prevêem a contratação de servidores públicos sem a prévia aprovação em concurso público. 

Foi requisitado a todos os presidentes de Câmaras Municipais para que disponibilizassem as leis vigentes acerca do assunto. O trabalho foi realizado e os membros do CCIAIF vão apresentar os resultados durante a coletiva.
Redação, com Ascom do MPPB

Um comentário:

Unknown disse...

gostaria de saber do vereador possidonio por que o senhor prefeito nao convocou os aprovados do concuros?ele ja pode convocar ou ele ainda depende da justiça pra convocar?e queria parabenizalo pelo trabalho de fiscalizaçao do executivo.