quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Trânsito: Promotor de Paulista baixa recomendação exigindo porte de documentos obrigatório e uso de capacete; Vereador cobra sinalização das ruas

O promotor de Justiça de Paulista, Dr. ÍTALO MÁCIO DE OLIVEIRA SOUSA baixou recomendação nesta terça (30), a todos os motoristas e condutores de motocicletas do Município de Paulista, obrigando o porte de todos os documentos exigidos pela legislação de trânsito e o uso de capacetes, no caso das motos.

Os documentos exigidos pelo Código Brasileiro de Trânsito são os seguintes: Documentos do veículo (moto ou carro), têm que está em dia, carteira nacional de habilitação para motos ou carros.

O Promotor deu uma entrevista na rádio paulista FM, onde explicou todos os motivos que o levou a tomar a decisão de obrigar o uso do capacete e dos documentos obrigatórios para motoristas e condutores de motos. Segundo o promotor, em dezenas de processos que passaram por suas mãos na promotoria de Paulista, a grande maioria era de acidentes de trânsitos envolvendo jovens em motos, e, quase todos não usavam o capacete, disse que a medida é para o bem da população.

O promotor explicou que a polícia militar está autorizada e preparada para atuar no trânsito local, mas de início será um trabalho de conscientização e orientação aos motoristas e condutores de motos que terão o prazo de 15 dias para se adaptarem às normas de trânsito, usando os itens de segurança, como capacete e sinto de segurança e para emplacarem e tirarem suas habilitações.

Durante a entrevista, houve a participação por telefone, do vereador Possidnio Fernandes que solicitou que também fosse implantado na cidade de paulista, o sistema de sinalização vertical, através de placas nas ruas e avenidas, pois segundo o vereador, não adianta exigir dos condutores e motoristas a documentação e uso os itens de segurança e ao mesmo tempo não ter sinalização nas ruas, assim, continuará havendo acidentes.

O promotor respondeu ao vereador, dizendo que a sua colocação foi muito pertinete e que o mesmo pretende marcar uma audiência pública com demais vereadores e o prefeito para que seja assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), em que o Município terá um prazo para organizar a sinalização do trânsito da cidade.

O vereador Possidonio Fernandes já tinha enviado um requerimento ao Prefeito pedindo a instalação da sinalização da cidade, o requerimento foi enviado em 2009.

Da redação com assessoria

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Na tribuna: Vereador cobra mais empenho dos políticos por retomada da obra da água e ampliação do Hospital de Paulista-PB

Na sua última sessão ordinária de 2011 da Câmara Municipal de Paulista, realizada nesta segunda (28), o vereador Possidonio Fernandes (foto), fez um breve balanço dos trabalhos realizados pela Câmara em 2011 e disse que 85% dos projetos analisados pela Casa, vieram do Executivo Municipal e apesar do prefeito só ter dois vereadores, todos foram aprovados na Casa, isso mostra, segundo o vereador, que os mesmos têm compromisso com o desenvolvimento do Município.

O Vereador Posssidonio ainda falou das obras em andamento no Município, destacando como prioritárias, as obras da água e a ampliação do Hospital Emerentina Dantas, salientou que todos têm que lutar para que o Hospital volte a fazer cirurgias, partos normais e cesarianos, para que nossos filhos voltem a nascer em paulista.

Sobre a obra da água, disse que se encontra paralisada, mais é preciso ser retomada urgentemente, para isso, segundo o vereador, é preciso que o prefeito e vereadores continuem cobrando da CAGEPA e do Governador do Estado, lembrou que a oposição fez a sua parte quando lutou e conseguiu que a obra começasse e avançasse bastante, no governo passado, agora depende do Governo Atual e da lutas e do empenho de todos.

O vereador socialista ainda disse que está pronto para ajudar à Paulista em qualquer projeto ou decisão que seja bom para o povo, independentemente das questões políticas locais.

sábado, 19 de novembro de 2011

Em Paulista-PB: Orçamento do gabinete do Prefeito para 2012 tem o dobro de recursos da agricultura e 13 vezes mais do que o esporte

Os vereadores de Paulista começaram a discutir e votar, na sessão desta sexta (18), a proposta orçamentária do Município para 2012.

Durante a discussão do projeto, os vereadores Possidonio Fernandes e Maria Laurenice, teceram duras críticas ao executivo por ter alocado pouquíssimo recursos para as áreas de agricultura, esportes e meio ambiente, enquanto que para o gabinete do prefeito, foi alocado o dobro de dinheiro da agricultura e aproximadamente, treze vezes a mais do que para o esporte do Município.

Segundo os dois vereadores, a agricultura é a maior fonte de economia do Município de Paulista e deveria ser um dos setores com mais recursos no orçamento, ao lado da educação e da saúde, mas segundo os parlamentares, é exatamente o contrário que está acontecendo, enquanto o prefeito alocou no orçamento, 671.500 (seiscentos e setenta e um mil e quinhentos reais) para o seu gabinete, para a agricultura foi alocado aproximadamente 397.000 (trezentos e noventa e sete mil reais). Para os vereadores, isso mostra a total falta de compromisso do executivo com os agricultores do Município.

Já na área do esporte, a coisa é mais grave ainda, foi alocado apenas 47.000 (quarenta e sete mil reais), o que só dar para pagar a folha dos funcionários, não existe um só projeto para o esporte do Município na proposta orçamentária enviada pelo prefeito.

O mesmo tratamento dado ao esporte, também foi dado ao meio ambiente do Município, na proposta orçamentária não existe nenhum projeto para a área e foi alocado apenas 50.500 (cinqüenta mil e quinhentos reais) que será para pagamento de funcionários.

Os vereadores Possidonio e Laurenice disseram na tribuna que juntamente com a população, vão pressionar o executivo para que remaneje recursos de outras áreas para as áreas citadas acima.

Mesmo registrando as críticas à proposta orçamentária do executivo, os vereadores aprovaram o projeto em primeira votação, a segunda e definitiva votação deverá ocorrer na sessão da próxima segunda feira.

O vereador Possidonio apresentou requerimento pedindo a criação de um cursinho pré vestibular para estudantes carentes e cobrou mais uma vez a nomeação do secretário de esportes do Município. Segundo ele, os vereadores aprovaram a criação da secretaria de esportes, há aproximadamente sete meses e até agora o prefeito não nomeou o secretário, disse que o chefe do executivo está usando a secretaria de esportes para tentar angariar votos e não para ajudar ao esporte local.

Da redação com Câmara Municipal.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Em Paulista-PB: Vereador vai reapresentar requerimento na Câmara Municipal pedindo a criação de cursinho pré vestibular para estudantes carentes

O vereador Possidonio Fernandes (foto), vai reapresentar requerimento na Câmara Municipal de Paulista, pedindo que o Município, através da secretaria de educação, implante um cursinho de preparação pré vestibular, destinado a estudantes carentes do Município. O vereador já apresentou requerimento com este mesmo teor no início de 2010, mas não obteve resposta por parte do executivo Municipal, por isso vai reapresentar novamente.

Segunda a justificativa do vereador Possidonio, centenas de alunos que concluem o 2º grau no Município e pretendem prestar vestibular, não têm condições financeiras para pagarem um cursinho particular, por isso, na maioria das vezes, ou não conseguem aprovação no vestibular, por falta de melhor preparo, ou nem mesmo presta o exame porque não se acha preparado.

Ainda segundo o vereador, com a implantação de um cursinho pago pelo Município, os estudantes carentes terão a oportunidade de se preparem melhor e conseqüentemente, obterão melhores resultados ao prestarem o vestibular, isso é essencial para a nossa educação e com certeza vai aumentar o número de estudantes aprovados no vestibular, em nosso Município.

Possidonio salientou que no Município tem dezenas de bons professores, muitos deles com mestrado e pós graduação em todas as áreas e podem ser aproveitados para o cursinho de preparação pré vestibular.

O vereador pretende apresentar o requerimento na sessão desta sexta feira (18), se for aprovado, será enviado para providências por parte do Prefeito e da secretaria de educação.

Da redação com assessoria.

Falta de compromisso: Obra do abastecimento água de Paulista continua paralisada há mais de seis meses

 

A obra de expansão do abastecimento d’água da Cidade de Paulista continua paralisada, até parte dos equipamentos que se encontravam na Cidade, foi levado para outro local.

A obra teve início no último governo de Maranhão e foi feito grande parte (fotos), mas foi parada em março, a promessa da CAGEPA e do prefeito local, era pra recomeçar em junho, depois passou para agosto, mas já estamos em novembro e nada.

 Em agosto os vereadores enviaram um ofício cobrando explicações por parte da CAGEPA, sobre a paralisação da obra, mas até o encerramento desta matéria, não receberam nenhuma resposta por parte da Companhia, segundo informações da Câmara Municipal.

Enquanto isso, a população sofre sem água na metade dos bairros da Cidade que são abastecidos precariamente por carros pipas. Algumas famílias reclamam que têm que pagar para poder ter o abastecimento do carro pipa.

Confira fotos da obra tiradas em outubro de 2010:

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vereadores voltam a se reunir na próxima sexta (18) e a pauta deve ser Orçamento para 2012 e cassação do vereador Evandilson


A Câmara Municipal de Paulista volta a se reunir nesta sexta feira (18) e deve começar a debater a proposta orçamentária do Município para 2012.

O projeto do executivo se encontra tramitando nas Comissões de Justiça e Finanças da Câmara e deve ser votado em plenário, antes do encerramento do período ordinário que acontece no próximo mês de dezembro.

Outro assunto que deve engrossar a pauta de discussões da câmara na reunião desta sexta, dia 18, deve ser a cassação do vereador Evandilson Monteiro de Farias.

A ação foi impetrada pelo atual Prefeito e presidente do PTB de Paulista, Severino Pereira Dantas que alega infidelidade partidária do parlamentar que saiu do PTB para o PR, sem justa causa, segundo o prefeito.

Já na versão do vereador Evandilson, o mesmo saiu da legenda por está sendo perseguido e discriminado por dirigentes do partido que lhe tratavam como adversário, inclusive o Prefeito.

A ação tramita no TRE e só deve ser julgada no Próximo ano, já que a Justiça Eleitoral entra em recesso em Dezembro.

 Da redação com Blog da Câmara Municipal de Paulista-PB

sábado, 12 de novembro de 2011

Exclusivo: PTB de Paulista entra com ação pedindo a cassação do vereador Evandilson Monteiro de Farias

O Diretório Municipal do PTB de Paulista-PB, presidido pelo Prefeito Severino Pereira Dantas, impetrou no TRE-PB (Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba),  uma ação de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária, contra o vereador Evandilson Monteiro de Farias (Foto) que saiu do PTB e se filiou no PR (Partido da República).


A ação de Nº 25549.2011.615.0000, tem como relator, o Juiz Desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos que também atua do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O Partido alega na ação que o vereador incorreu na Lei da fidelidade partidária, por ter saido do Partido do Prefeito para o PR de Carrinho, no último mês de Outubro.

O vereador Evandilson Monteiro ainda não recebeu a citação do TRE, mas segundo informações de sua assessoria, o mesmo teria saído do PTB por motivos de grave discriminação dentro da legenda.

Veja Síntese do Processo:
PROCESSO: PET Nº 25549 - Petição UF: PB
TRE
Nº ÚNICO: 25549.2011.615.0000
MUNICÍPIO: Paulista - PB
PROTOCOLO: 477132011 - 03/11/2011 16:15
REQUERENTE: PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO - PTB, DIRETÓRIO MUNICIPAL DE PAULISTA/PB
ADVOGADO: JOHN JOHNSON GONÇALVES DANTAS DE ABRANTES
ADVOGADO: EDWARD JOHNSON GONÇALVES DE ABRANTES
ADVOGADO: BRUNO LOPES DE ARAUJO
ADVOGADO: JOAO DA MATA DE SOUSA FILHO
ADVOGADO: RAFAEL SANTIAGO ALVES
REQUERIDO: EVANDILSON MONTEIRO DE FARIAS
REQUERIDO: PARTIDO DA REPÚBLICA - PR, DIRETÓRIO MUNICIPAL DE PAULISTA/PB
RELATOR(A): EXMO DESEMBARGADOR MÁRCIO MURILO DA CUNHA RAMOS
ASSUNTO: AÇÃO DE PERDA DE CARGO ELETIVO POR DESFILIAÇÃO PARTIDÁRIA - CARGO - VEREADOR - PEDIDO DE CASSAÇÃO/PERDA DE MANDATO ELETIVO
LOCALIZAÇÃO: SJ-SECRETARIA JUDICIÁRIA
FASE ATUAL: 11/11/2011 11:42-Enviado para SEINP. Encaminhado(a)

Da redação com TRE-PB.

Prestando Contas I: Veja quanto a Prefeitura de Paulista arrecadou em receitas de Janeiro até o mês de Agosto de 2011




 Mês














Arrecadada (R$)

  Janeiro
1.521.086,24 

  Fevereiro
1.219.593,90 

  Março
986.776,18 

  Abril
1.257.568,35 

  Maio
1.626.160,66 

  Junho
1.201.258,89 

  Julho
1.085.676,41 

  Agosto
1.286.855,51 

  Estornos

   TOTAL
10.184.976,14 

                                                                   
    Fonte: SAGRES-PB

Prestando Contas II: Veja quanto a Câmara Municipal de Paulista-PB recebeu de Janeiro até Agosto

           
Parte superior do formulário
 Mês
Duodécimos (R$)

  Janeiro
45.048,58 

  Fevereiro
45.250,00 

  Março
45.250,00 

  Abril
45.250,00 

  Maio
45.250,00 

  Junho
45.250,00 

  Julho
45.250,00 

  Agosto
45.250,00 

  Estornos

   TOTAL
361.798,58 

Parte inferior do formulário

                                              
Fonte: SAGRES-PB