segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Parabéns Paulista: Conheça um pouco sobre a Cidade Capital Brasileira da Poesia e veja o que rolou no evento de comemoração dos seus 50 anos de emancipação política

A Cidade de Paulista, localizada há cerca de 390 km de João Pessoa, no auto sertão da Paraíba, completou neste dia 31 de dezembro, 50 anos de Emancipação Política.

O Município tem hoje aproximadamente 12 mil habitantes, sendo que a maioria da população reside na zona rural do Município, cerca de 60% dos habitantes, a população feminina é maior que a masculina. A maior fonte de renda do Município gira em torno da agricultura familiar e da pecuária, onde a grande produção de leite se destaca com a fabricação de queijo de manteiga e coalho que são exportados para outros municípios e estados da Região Nordeste.

O atual Prefeito do Município é Severino Pereira Dantas (foto), governa a Cidade desde de 1º de janeiro de 2009, já foi vice prefeito por dois mandatos consecutivos ao lado do ex Prefeito Sabiniano Fernandes de Medeiros.
A cidade de Paulista é considerada Capital Brasileira da poesia, berço de grandes nomes da poesia  popular como, Belarmino Dantas de França e o grande Leandro Gomes de Barros. Ainda se destaca na cultura popular pelas centenas de outros poetas, escritores e artistas populares, conhecidos e muitos ainda anônimos, citamos como exemplo dos mais conhecidos, além de Leandro e Belarmino, os repentista Moacir Laurentino, Geraldo Alves e Acrízio de França. 


Paulista também é berço do grande Pe. Solon Dantas de França (In mnemorian), vigário e pároco local e de Pombal - PB, considerado a maior personalidade e liderança política desses 50 anos de emancipação política da Cidade. Tem um grande legado de obras e projetos em toda região sertaneja, a exemplo da construção do Hospital Emerentina Dantas e do Colégio Cândido de Assis Queiroga, em Paulista e mentor do projeto que trouxe a primeira Universaidade para o Município de Pombal-PB.

A cidade ainda se destaca no setor industrial com a instalação das Empresas Das Neves, genuinamente paulistene e que tem à frente hoje, o empresário Antônio Pereira Das Neves (Pereirinha). As Empresas Das Neves industrializa e vende produtos de limpeza em geral e trabalha com o beneficiamento de caroço de algodão para produção de ração animal e óleo de algodão que é exportado para produção do biodiesel no Estado da Bahia. Do mesmo ramo, ainda se destaca  a Empresa Torta Boa Vista que produz ração animal e óleo de algodão, tem à frente o empresário Algostinho Moreira Filho. 

Ainda temos algumas empresas de porte menores, como as fábrigas de redes e queijarias
Paulista ainda se destaca pelo grande potencial turístico que possui. Banhada de ponta a ponta pelo Rio Piranhas, de águas cristalinas, belas paisagens e perene o ano inteiro, o manancial atrai diariamente centenas de turistas de várias cidades e estados da nossa região. Na Zona Rural ainda pode ser explorado o turístico ecológico, onde encontramos belas serras, cachoeiras e dezenas de açudes para banhos e pesca esportiva. 


Apesar de ter um grande potencial turístico, o Município ainda não pode usufruir totalmente desses atrativos que podem geram muitos recursos para a população local, pois, os governos Estaduais e Municipais ainda não desenvolveram até o presente momento, nenhum projeto capaz de incentivar a geração de renda através do turismo local.

Comemorações pelos 50 anos de Emancipação Política

Na comemoração dos 50 anos de emancipação política de Paulista, a Prefeitura Municipal, com apóio do Ministério do Turismo, preparou uma programação especial, foram dez dias de eventos em todas as áreas, de 23/12 à 01/01/2012.

Na abertura no dia 23, houve III Cavalgada de Paulista pela manhã, seguida da solenidade de abertura oficial que se deu à frente da Prefeitura Municipal com o asteamento das Bandeiras. À tarde houve o lançamento do Selo Oficial Paulista 50 Anos, na Câmara Municipal. 
No dia 24 de dezembro teve o torneio de futebol mini campo no Balneário do Rio Piranhas, onde participaram dezenas de equipes de Paulista e outras cidades, o grande campeão foi o Sabão das Neves que disputou a final com a equipe do Orondongo.

Dia 25, domingo, houve o torneio de velei de areia também no Rio Piranhas.

Dia 26, segunda feira, pela manhã houve mini maratona, à tarde houve corrida de bicicletas, missa em ação de graças e show com a Comunidade Católica Remidos do Senhor e a cantora Alexandra Freitas.
Dia 27, terça feira, pela manhã houve torneio de futebol de salão na quadra coberta da Escola José Jerônimo Neto, à noite culto evangélico e show com Banda Chamas Pentecostais de Campina grande, Gersinho e Banda, Pr. Daniel Nunes e Coral da Assembléia de Deus de Paulista.
Na quarta, dia 28, tradicional corrida de jegues na antiga ADECOPA e à noite Canta Paulista e show com Manú do Acordeom e Banda.
No dia 29, houve torneio de sueca na Escola Municipal Cândido de Assis Queiroga e à noite apresentações culturais com grupos da Casa da Família.

No dia 30, pela manhã, torneio de sinuca no posto Dutra, Paulista mostra o que faz na feira livre da Cidade e à noite grande congresso de violeiros com a participação especial dos filhos da terra, Moacir Laurentino e Geraldo Alves (foto antiga).
No sábado, dia 31/12, dia do aniversário de 50 anos de emancipação política, houve jogo amistoso do 7 de setembro de Paulista com seleção da Cidade  de Condado e à noite, Bolo de 50 metros de cumprimento, doado por comerciantes locais, entrega de premiações  e show com Banda Forró da Xêta.

Dia 01 de Janeiro de 2012, à noite, show com Banda Encatus e o Aleijadinho de pombal.
Da redação com fotos do Paulista Terra da poesia.

Nenhum comentário: