terça-feira, 14 de maio de 2013

UFPB suspende PSS 2014 e estudantes disputarão vagas através do Enem

Imagem ilustrativa
Os estudantes que pretendem concorrer a uma vaga na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no ano de 2014, não passarão mais pelo Processo Seletivo Seriado (PSS), realizado nos últimos anos pela Comissão Permanente de Vestibular (Coperve).

A informação foi confirmada no início da noite desta segunda-feira (13), pela reitora da instituição de ensino superior, Margareth Diniz. Ela informou que a decisão foi composta após uma votação realizada entre representantes do Consepe, destacando que dentre eles, 22 foram favoráveis pela decisão do término do processo seletivo, 03 contrários e 05 abstenções.


“Aderimos ao ingresso dos alunos por meio do Enem/Sisu após sermos informados que não tínhamos condições de realizar o PSS 2014”, revelou a reitora referindo-se as informações passadas pelo presidente da Coperve João Lins. “Ele nos disse que as mensalidades das casas que serviam como sede estavam atrasadas, além disso, temos uma portaria do Governo Federal que dispensa cobrança de taxa de inscrição de alunos vinculados a rede pública”.
 
Ainda segundo Margareth, o Consepe deve continuar se reunindo, para avaliar se a mudança será estendida para o ano de 2015 ou se o PSS permanecerá suspenso apenas em 2014. Integram o conselho, dois representantes de cada centro da UFPB, servidores técnicos administrativos e da administração central, além de estudantes do DCE.  

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Enem 2013

Nas três primeiras horas de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 o sistema registrou 300 mil cadastramento, segundo informação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa. As inscrições começaram nesta segunda-feira (13) e vão até o dia 27 de maio.

Para o presidente do Inep, o primeiro dia de inscrições no Enem está sendo tranquilo. Costa pediu muita serenidade aos estudantes e lembrou que as inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio. Segundo ele, o governo trabalha coma previsão de 6,1 milhões de inscrições no Enem 2013, “baseadas nas projeções dos anos anteriores”.

O Enem é voltado para os estudantes que concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim deste ano, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. 

Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal.

Nenhum comentário: