segunda-feira, 30 de junho de 2014

Roberto Cavalcanti sai como primeiro suplente na chapa do PMDB

Roberto Cavalcanti sai como primeiro suplente na chapa do PMDB  Imagens da Internet
O empresário e ex-senador Roberto Cavalcanti (PRB) vai concorrer ao pleito eleitoral deste ano como primeiro suplente de senador na chapa do PMDB. 

Nesse domingo, os peemedebistas decidiram manter uma chapa puro sangue, encabeçada pelo senador, Vital do Rego, ao governo do Estado, para vice o ex-governador, Roberto Paulino e para senador o ex-governador e presidente do PMDB, José Maranhão.

Roberto Cavalcanti é filiado ao PRB, partido que anunciou ontem apoio a candidatura do tucano, Cássio Cunha Lima. Pela revelação da fonte ligada ao empresário, o PSDB perde um partido para o PMDB.

Hoje é o último dia para realização de convenções partidárias e homologação de candidaturas, de acordo com o que definiu o Tribunal Superior Eleitoral.

Click PB

Convenção do PMDB lança Vitalzinho pra Governador, Maranhão pra o senado e vaga de vice fica aberta pra o PT

Confirmação da chapa do PMDB
O PMDB mantém a pré-candidatura do senador Vital do Rêgo ao governo. O ex-governador do estado, Roberto Paulino, revelou durante entrevista a 98 FM, Correio Sat, que retirou seu nome da vice para ceder a vaga para o deputado federal, Major Fábio (PROS). Porém, neste domingo (29), a aliança entre PMDB e PROS não foi consolidada e a vaga de vice ficou aberta, devendo ser preenchida pelo PT, como adiantou o senador Vital.

Treze partidos fecham com o PSDB; Cássio, Ruy e Wilson Santiago formam chapa

Convenção em JP define o PSDB nas eleições

O PSDB fechou coligação com 13 partidos para a chapa majoritária com o senador Cássio Cunha Lima candidato a governador e o deputado federal Ruy Carneiro a vice-governador. A aliança foi oficializada na tarde deste domingo (29), durante a convenção do PSDB no Colégio Marista, em João Pessoa.


Além dos nove partidos (PMN, PRB, PTN, SD, PSD, PT do B, PPS, PSDC, PTC e PEN) que já haviam anunciado apoio a Cássio, três dos partidos mais ‘cobiçados’ pelas três principais candidaturas ao governo confirmaram a aliança com os tucanos: PTB, PSC e PR.

domingo, 29 de junho de 2014

NOVA PESQUISA: Correio/Souza Lopes: Cássio lidera com 43,8% e Ricardo Coutinho tem 25,1%


Se as eleições fossem hoje na Paraíba, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) venceria a disputa ao Governo com 43,9% das intenções de voto. É o que revela a nova pesquisa Correio da Paraíba/Souza Lopes, divulgada neste sábado (28).

Em segundo lugar aparece o governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB) com 25,1%. Como a pesquisa foi feita entre 19 e 23 de junho, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) teria 8,5% da preferência do eleitorado.

Major Fábio (Pros) e Leonardo Gadelha (PSC) tem 0,3%. Já Antônio Radical (PSTU) surge com apenas 0,1%. Tárcio Teixeira (PSOL) não pontuou. Branco e nulo somam 10,1% e indecisos 11,9%.

MaisPB

sábado, 28 de junho de 2014

Brasil vence nos pênaltis e avança para as quartas de final


Depois de uma série de pênaltis emocionante, a seleção brasileira garantiu a vitória contra a seleção chilena por 3 a 2.

David Luiz, Marcelo e Neymar marcaram para o Brasil. William e Hulk desperdiçaram as cobranças.

O goleiro Júlio César conseguiu pegar duas cobranças dos chilenos.

Com a vitória, o Brasil enfrenta a Columbia que venceu o Uruguaio no final deste sábado..

Próxima partida será no dia 4 de julho em Fortaleza.



MaisPB

sexta-feira, 27 de junho de 2014

PSDB realiza convenção no domingo, antes Cássio participa das convenções do PSDC, PMN e PEN












O pré-candidato ao governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima, PSDB, participa nesta 
sexta-feira das convenções estaduais de três partidos que compõem a aliança 
partidária que lhe apoia nas eleições deste ano, PSDC, PMN e PEN.

A partir das 9h, Cássio participa da Convenção Estadual do Partido Social 
Democrata Cristão (PSDC ao lado do presidente João Corujinha. o evento
 será na rua Elias Pereira de Araujo 617 (rua do mercado de Mangabeira), 
em João Pessoa.

Já às 10h00, o senador participa da convenção do PMN, a convite da presidente
 estadual do Partido da Mobilização Nacional, Lídia Moura. O evento partidário 
será realizado no Hotel Igatu, na orla de Cabo Branco, também na capital.

Por fim, às 11h00, na sede da Asplan, no centro de João Pessoa, Cássio 
prestigia da Convenção Estadual do Partido Ecológico Nacional, PEN, presidido
 pelo deputado estadual Ricardo Marcelo que irá oficializar, a exemplo do PSDC
 e PMN, os seus candidatos para o pleito proporcional.

No domingo, dia 29, será a vez do PSDB realizar a sua convenção estadual que
 irá oficializara candidatura

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PMDB confirma chapa 'puro sangue' com Vitalzinho e Roberto Paulino; vaga de senador está aberta

Partido irá cobrar do PT do estado a retomada da aliança em apoio à candidatura peemedebista com a indicação de Lucélio Cartaxo como candidato ao Senado

 

PMDB terá chapa puro-sangue
O PMDB confirmou na tarde desta quinta-feira (26) a retirada da pré-candidatura do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, e substituição pelo seu irmão, senador Vital do Rêgo Filho.

Leia mais notícias de Política do Portal Correio

Após longa reunião na casa da prefeita de Patos Chica Motta, em João Pessoa, os peemedebistas deliberaram pelo lançamento da chapa puro-sangue com o ex-governador Roberto Paulino ocupando a vice. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Gervásio Filho.

A decisão do PMDB de manter a candidatura própria pode ocasionar nova mudança no cenário político da Paraíba. O partido irá cobrar do PT do estado a retomada da aliança em apoio à candidatura peemedebista com a indicação de Lucélio Cartaxo como candidato ao Senado. Nesse caso o PT precisaria desistir da aliança com o PSB, como foi anunciado nessa quarta-feira. A favor do PMDB existe a deliberação do PT nacional pela manutenção da aliança entre os dois partidos.

O deputado Gervásio Filho informou que o PMDB ainda não procurou o PT, mas espera que os petistas atendam a determinação da instância nacional.

“Nosso candidato será o senador Vital, o vice Roberto Paulino e senador Lucélio Cartaxo”, disse Gervásio Filho

Portal Correrio

quarta-feira, 25 de junho de 2014

BOMBA: Presidente do PT informa que Veneziano não é mais pré candidato ao governo da PB


 
O presidente estadual do PT da Paraíba, Charliton Machado, informou hoje de manhã que Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) não é mais pré-candidato ao Governo do Estado. Em seu perfil no Facebook, o dirigente disse ter recebido a notícia através da presidência nacional do PT. "De acordo com a citada informação, o PMDB já estuda novas alternativas ou até mesmo o lançamento de outra candidatura majoritária ao governo. Nesse novo cenário, mesmo preservando o significado da aliança nacional em prol da reeleição da presidenta Dilma, caberá ao PT/PB rediscutir suas decisões políticas sobre candidaturas majoritárias na Convenção Estadual, marcada para o dia 30 de junho". 
 
Confira a íntegra da postagem de Charliton Machado.
 
 
 
PARLAMENTOPB

Rômulo desiste do Senado para facilitar chapa PSB/PT/PMDB

20140624210639_03Mais um fato político comprova o que o Portal MaisPB publicou há uma semana dando conta da articulação do governador Ricardo Coutinho para costurar uma grande aliança com PT e PMDB na Paraíba. Comunicado das articulações pelo núcleo governista, o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) desistiu da disputa ao Senado e abriu caminho para o fechamento da chapa socialista com as duas forças da oposição, prestes a ser anunciado há qualquer momento.

Rômulo será candidato a deputado federal e continua no bloco de apoio do governador Ricardo Coutinho.

O vice-governador passou os últimos dois dias contactando lideranças políticas e costurando apoios para dobradinha.

Deputados e prefeitos acionados por Gouveia pediram reserva, mas confirmaram a decisão irrevogável do vice-governador.
 
Portal Araçagi

terça-feira, 24 de junho de 2014

Com volta do paraibano Hulk, Seleção Brasileira goleia Camarões e vence partida por 4 a 1

Com volta do paraibano Hulk, Seleção Brasileira goleia Camarões e vence partida por 4 a 1 
Brasil  e Camarões fizeram na tarde desta segunda-feira(23) mais um duelo pela 1ª fase da Copa do Mundo. O jogo foi no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Para o Brasil, esta será foi 100ª partida em Copas do Mundo e a seleção entrou em campo precisando da vitória.

A situação das duas seleções era bem diferente na competição. O Brasil, com quatro pontos, disputava a liderança do grupo e precisa vencer os Leões para se classificar as oitavas. Já Camarões, eliminados, queriam deixar a Copa vencendo o Brasil.

O Brasil vinha de um empate contra o México em 0 a 0. A volta do Hulk ao ataque da amarelinha deixava Felipão com todos os seus titulares a disposição. Camarões veio com vários desfalques e o craque do time, Samuel Etho`o não entrou em campo.

O Jogo

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Lideranças da oposição de Paulista prestigiam torneio de futebol amador do Distrito de Ipueira





 


Com destaque pra presença do ex prefeito Dr. Abinete e do ex vereador Amaral


Várias lideranças políticas da oposição de Paulista participaram do tradicional torneio de futebol amador do Ipueirão Clube no Distrito de Ipueira em Paulista-PB, dentre elas, o ex prefeito Dr. Abinete Vierira, o presidente da Câmara Municipal, Cícero Matias, o vereador Possidonio Fernandes, os ex vereadores Amaral, Evaldilson, Doca Félix e Zé Ferreira.

Ainda fizeram parte da comitiva oposicionista no evento, os empresários Raimundo Ferreira, Valdemi Dutra, Pereirinha, André Amaral e seu filho Andrezinho que é pré candidato a deputado federal pelo PMDB, além de dezenas de amigos e correligionários.

O torneio é realizado todos os anos e é organizado pelo empresário Marinaldo, e, como sempre, foi um sucesso total, tendo a participação de centenas de pessoas de Paulista e de várias cidades circuvizinhas.

Veja mais fotos:

Janduhy, ex-deputado Verissinho e prefeita do PMDB aderem a Cássio


Cássio entre Verissinho e Mayenne Van, candidata do PMDB à prefeita de Pombal
O ex-deputado Verissinho, marido de Mayenne Van, ex-candidata a prefeita e líder da oposição em Pombal, ambos do PMDB, aderiram à candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao governo no começo da noite deste domingo.

A informação foi confirmada ao Portal MaisPB pelo presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro, pré-candidato a vice-governador na chapa tucana. Na região, Cássio ainda recebeu o apoio da prefeita de São Domingos de Pombal, Odaísa Nóbrega, também filiada ao PMDB.

O tucano ainda contabilizou nessa tarde a adesão do deputado estadual Janduhy Carneiro e do PTN, partido presidido no Estado pelo parlamentar que agora passa a integrar o arco da aliança cassista.

Janduhy será votado por Verissinho, em Pombal, e pela prefeita de São Domingos de Pombal. Os dois apoios influenciaram decisivamente na definição.

MaisPB 

quinta-feira, 19 de junho de 2014

SEM MUDANÇA: STF declara inconstitucionalidade de normas sobre número de deputados

   
Por maioria de votos, (7 a 3), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucionais a Resolução TSE 23.389/2013, que definiu o tamanho das bancadas dos estados e do Distrito Federal na Câmara dos Deputados para as eleições de 2014, e a Lei Complementar (LC) 78/1993, que autorizou a corte eleitoral a definir os quantitativos. A decisão ocorreu na sessão desta quarta-feira (18), no julgamento conjunto de seis Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 4947, 4963, 4965, 5020, 5028 e 5130) e de uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC 33).

Dessa forma, a Paraíba continua com  36 vagas de deputados estaduais e 12  vagas de deputados federais.

Da redação com STF

terça-feira, 17 de junho de 2014

Presidente do TJPB visitou Paulista e outras comarcas da região nesta segunda (16)

Reniao_servidores_catole_01 
Buscando interiorizar as ações do Judiciário e valorizar a Justiça de primeiro grau no Estado, a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, está fazendo uma série de visitas, nesta segunda-feira (16), a cinco unidades judiciais do Alto Sertão. Na oportunidade, a presidente se reuniu com os servidores e magistrados para debater e dialogar assuntos de interesses das comarcas.

Na programação de viagem, a desembargadora Fátima visitou na manhã desta segunda (16), as comarcas de Pombal e Catolé do Rocha, seguindo, a chefe do Poder Judiciário foi pra Brejo do Cruz e, depois, seguiu para São Bento. Por fim, a desembargadora visitou Paulista, retomando, assim, os encontros iniciados desdo o início da gestão, em fevereiro do ano passado, quando ela percorreu várias unidades de 1ª, 2ª e 3ª entrâncias do Estado, vendo “in loco” as instalações dos fóruns e conversando com os servidores sobre as condições de trabalho.

Da redação com TJPB

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Manoel Júnior quer PMDB com Cássio se PT não fechar aliança na chapa proporcional

Publicado em 16 de junho de 2014
Manoel Jr

O deputado federal Manoel Júnior (PMDB) defende que o PMDB firme aliança com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) caso o Partido dos Trabalhadores (PT) mantenha a tendência de não fechar com o partido na chapa proporcional e na possibilidade de desistência de Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) ao Governo do Estado.

Manoel Júnior acredita que a aliança com Cássio fará com que a disputa pelo Palácio da Redenção termina no primeiro turno e isso faria com que o partido ganhasse um senador e também um aumento na bancada federal.

O deputado federal há muito tempo tem admitido a aliança com o tucano e já se posicionou contrário a uma composição com o governador Ricardo Coutinho.
Manoel Júnior acha que após quatro anos na oposição ao Governo do Estado seria um “desatino a aliança com o socialista nesse momento”.

Roberto Targino – MaisPB

domingo, 15 de junho de 2014

Duas seleções campeãs estreiam no Mundial do Brasil neste domingo

Argentina enfrenta a Bósnia Herzegovina, enquanto a França joga contra Honduras; quarto dia de Copa terá ainda confronto entre Suíça e Equador

Lionel Messi é uma das esperanças da Argentina

Argentina enfrenta a Bósnia Herzegovina, enquanto a França joga contra Honduras; quarto dia de Copa terá ainda confronto entre Suíça e Equador

Duas seleções campeãs mundiais estreiam na Copa do Mundo 2014 neste domingo (15). A França é a primeira seleção com título mundial a entrar em campo no quarto dia de competições. ‘Os azuis’ enfrentam a seleção de Honduras, às 16h, no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre. Esta será a primeira vez que as seleções se encontram em um Mundial. O jogo é válido pelo grupo E da competição.

Outra campeã do mundo que joga neste domingo é a Argentina. O time estrelado por Lionel Messi e Di María enfrenta a Bósnia Herzegovina às 19h, no Maracanã. A partida marca o terceiro duelo entre as duas seleções em uma Copa. Nos dois primeiros confrontos, a Argentina levou a melhor, marcou sete vezes e não tomou nenhum gol. A partida é válida pelo grupo F do mundial.

Suíça e Equador fazem o jogo com menores holofotes do dia. O confronto está marcado para as 13h, no Estádio Nacional, em Brasília. Esta será a primeira vez que as equipes se enfrentam em uma Copa e o jogo é válido pelo grupo E da competição.


sexta-feira, 13 de junho de 2014

Holanda faz 5 a 1, vinga final de 2010 e humilha Espanha na Arena Fonte Nova

Espanha se perdeu diante do futebol impecável da Holanda
A Holanda se vingou da final da Copa de 2010 contra a Espanha, nesta sexta-feira (14), na Arena Fonte Nova, em Salvador. E foi uma vingança com letra maiúscula: 5 a 1 para os holandeses. Fora o show.

Apesar de ser o primeiro jogo do Grupo B, a partida mais se pareceu com um jogo de segunda fase: duas equipes gabaritadas que lutaram a todo momento para construir o placar.

A partida começou equilibrada. A Fúria abriu o placar com Xabi Alonso, de pênalti - sofrido por Diego Costa. A Holanda não tardou a empatar: Van Persie, de cabeça e por cobertura, fez um golaço.

Na volta do intervalo, o time holandês mostrou que não esqueceu aquela derrota para os espanhóis na África do Sul e usou e abusou de seus principais craques: Sneijder, Robben e Van Persie. Os dois últimos construíram o placar para os holandeses - com dois gols cada um - e deram um verdadeiro show de futebol para a alegria dos torcedores que amam o futebol. O zagueiro De Vrij completou a goleada.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Paraibano é um dos destaques no jogo de abertura da Copa do Mundo no Brasil

Paraibano é um dos destaques no jogo de abertura da Copa do Mundo no Brasil
Com um apelido que não precisa de muitas explicações. Não é à toa que o paraibano ganhou destaque no futebol internacional. Felipão conta no jogo de abertura da Copa do Mundo no Brasil desta quinta-feira (12), com os superpoderes de Hulk.

Givanildo Vieira de Souza, de 27 anos, é de origem humilde. Nasceu em um bairro pobre de Campina Grande. A altura de 1,78 m e os 82 kg podem justificar a alcunha recebida pelo paraibano Givanildo. Mas o apelido de Hulk veio muito antes da fama no futebol mundial, em uma época que ele nem imaginava que disputaria uma Copa do Mundo no Brasil. Ele conta que, aos três anos de idade, ainda no bairro em Campina Grande, falava ao pai, Gilvan Souza, que era o Hulk. Gostava de imitar o personagem dos quadrinhos, que virou filme e série de TV.

A vontade de ser o super-herói era tão grande que o menino tentava levantar um botijão de gás para demonstrar a força que tinha. Givanildo cresceu, e o pequeno garoto se tornou uma fera dentro de campo, capaz de colocar medo em muitos adversários.

Desde criança, teve de usar a força para superar as dificuldades e alcançar o sonho de se tornar um jogador profissional, o que ocorreu no Vitória, da Bahia, em 2004. Sem grandes oportunidades no clube baiano, veio a chance que mudou o rumo dele. Aos 18 anos, foi parar no outro lado do mundo, para jogar no futebol japonês.

Após quatro temporadas de sucesso no mundo asiático, foi contratado pelo Porto-POR. Pelo time lusitano, ele apareceu para o mundo. Conquistou quatro ligas portuguesas e uma Liga Europa. O ótimo desempenho levou o nordestino à seleção brasileira. Chegou a ser convocado por Dunga e Mano Menezes.

Em 2012, o time russo do Zenit buscava uma contratação de peso. E escolheu Hulk. Para ter o brasileiro, eles desembolsaram R$ 153 milhões. Na nova casa, o paraibano seguiu bem e passou a ser sempre lembrado nas convocações de Felipão.

O treinador já exaltou as qualidades do atleta e a importância dele para o grupo da Copa de 2014. Será um dos suplentes do time durante o Mundial e deve ser bastante acionado por Luiz Felipe Scolari.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Promotor proíbe som abusivo em vias públicas e bares de Paulista e São Bento (PB)

O promotor de justiça substituto responsável pelas comarcas de Paulista e São Bento, Dr. Bruno Leonardo Lins, emitiu nesta terça-feira (10), a recomendação Nº 04/2014 coibindo a prática de som abusivo nas duas cidades. O representante do Ministério Público considerou as constantes reclamações da população que sofre com a perturbação do sossego, causada pelo uso dos chamados paredões de som. 

O promotor ainda observou que tais praticas são crimes previstos no artigo 54 da lei 9.605/98 ou as contravenções penais previstas nos artigos 42 e 65 do decreto-lei nº3. 688/41.

A recomendação esclarece que o desrespeito às normas penais pode acarretar em prisão dos infratores e apreensão dos equipamentos de som, conforme determina o código de processo penal, art. 301e art 6º, II e III.

Ainda segundo a recomendação, não se pode abusar de instrumento de som a qualquer hora do dia ou da noite, devendo respeitar a tranquilidade das pessoas que estejam em casa, em seus locais de trabalho ou lazer.

O promotor ainda recomenda ao comandante da policia militar a prisão das pessoas causadoras de perturbação da população pelo uso de som, a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive o proprietário ou responsável pelo bar ou restaurante onde for constatada a irregularidade, mesmo que não haja denuncia da população.

Veja a recomendação na integra:

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Descaso: Vazamento em adutora na Zona Rural de Paulista - PB desperdiça em torno de 72 mil litros de água por dia


Mais um fato de profundo descaso da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) com a população é registrado no município de Paulista, no Sertão da Paraíba.

Segundo funcionários da CAGEPA e moradores do Sítio Sanharão, zona rural do município de Paulista, um vazamento na adutora que canaliza a água do rio Piranhas até a cidade de Vista Serrana está desperdiçando aproximadamente 72 mi litros de água, diariamente.

“Desde outubro de 2013 que a água é desperdiçada na localidade, causando um enorme prejuízo pra quem tanto necessita do líquido precioso, inclusive, pra moradores das comunidades de Ipueira e Maravilha, locais por onde passa a adutora, mostrando o desmedido desdém da empresa administradora do líquido essencial à vida com os habitantes dessas comunidades”, afirmaram moradores e servidores da CAGEPA.

Um morador do Sanhãrão informou que um funcionário da CAGEPA de Vista Serrana esteve no local e disse que o motivo do vazamento é um defeito no registro de distribuição, que precisa ser trocado por um equipamento novo, mas a empresa justificou  que não resolveu o problema ainda porque não encontrou a peça pra comprar. “Enquanto isso, a água é derramada em abundância, sem nenhuma utilidade, contrastando com a necessidade de muitas pessoas que não têm água nas torneiras no município e chegam a pagar de R$ 15,00 a R$ 20,00 por menos de 2,5 m3 de água a um proprietário de carro-pipa”, lamentaram os moradores.

O proprietário de uma residência, que fica próxima à vazão, revelou que a umidade causada pelo excesso de água poderia comprometer até a estrutura de sua casa.

Reclamações a respeito do descaso da CAGEPA são recorrentes, uma vez que é habitual, depois de uma denúncia, ninguém aparecer, por sucessivos dias, para solucionar o problema. Há poucos dias, um problema similar ao supracitado aconteceu no Sítio Orondongo, também na zona rural de Paulista, sendo resolvido só depois de denúncias feitas através da imprensa.
Vejam mais fotos do descaso:




Leomarque Pereira (Rádio São Bento FM).

sábado, 7 de junho de 2014

Ex-prefeito de São Bentinho Chico Damião, é condenado pelo TJ da Paraíba a 10 anos de reclusão


 
O Tribunal de Justiça da Paraíba divulgou nesta sexta-feira(06), o 4º lote de sentenças referentes ao julgamento de ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública, que envolvem processos da Meta 4, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O grupo especial de juízes e assessores julgou nos últimos quinze dias 51 processos. A divulgação foi anunciado pelo juiz da Meta 4, Aluízio Bezerra Filho, no Fórum de Campina Grande.

De acordo com os dados apresentados pelo magistrado, nos processos julgados até a presente data, foram condenados 19 ex-prefeitos pelos crimes de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública. Entre eles está o ex-prefeito de São Bentinho, Francisco Andrade Carreiro, condenado a dez anos de reclusão, a maior pena aplicada a um gestor público desde que teve início a Meta 4.

Da redação com FalaNoticia

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é deflagrada em seis municípios do Sertão

Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é deflagrada em seis municípios do Sertão
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), lançou nesta quarta e quinta-feira (4 e 5), nos municípios de Paulista e Malta, a campanha “Aqui Tá Garantido”, em parceria com os Conselhos Tutelares, Ministério Público e Judiciário. A iniciativa visa coibir o trabalho infantil e venda de álcool para crianças e adolescentes dos municípios de Malta, Condado, Vista Serrana, São Bentinho, São José de Espinharas e Paulista. Também está sendo divulgado o Disque Estadual 123, que recebe denúncias de todo tipo de direito violado de forma sigilosa.

A Campanha, que tem como objetivo atingir inicialmente a 35 mil habitantes, foi desenvolvida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Polo Regional de Malta, que referencia seis municípios. Na região, segundo informações dos Creas, existem denúncias de trabalho infantil e venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes.

A gerente de proteção social especial da Sedh, Gabrielle Vasconcelos, ressaltou que a ação vai ser levada para os demais Creas e integra também a Campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, lançada na última terça-feira em João Pessoa, que visa coibir a utilização da mão de obra infantil, principalmente em épocas de grandes eventos, como a Copa do Mundo.

“Esta ação realizada e iniciada no Creas de Malta será levada também para outros Centros de Referência Especializados. Esta é mais uma forma para garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Não podemos permitir o trabalho infantil, temos que denunciar e uma forma fácil, rápida e sigilosa é por meio do Disque Estadual 123. Também temos que denunciar casos de adolescentes comprando bebida alcoólica, isso é muito comum nos municípios pequenos. Por isso que temos que ficar em alerta”, destacou.

Termo de Compromisso – Nesta primeira fase da Campanha “Aqui Tá Garantido”, o Ministério Público apresenta e assina com comerciantes (donos de bares, restaurantes, lanchonetes) e empresários dos municípios o Termo de Compromisso e de Cooperação sobre as restrições legais que envolvem a criança e o adolescente na venda de bebidas com álcool.

Em outro momento, a equipe dos Creas irá capacitar os conselheiros tutelares e doar máquinas fotográficas para os Conselhos Tutelares para ajudar na fiscalização dos estabelecimentos. Caso seja detectado o descumprimento do Termo estabelecido, os responsáveis serão encaminhados aos órgãos responsáveis pela apuração/sanção administrativa, cível e criminal cabível.


Secom