quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Quadrilha que fraudava financiamento do 'Minha Casa, Minha Vida' na PB é desarticulada pela Polícia Federal


Quadrilha que fraudava financiamento do 'Minha Casa, Minha Vida' na PB é desarticulada pela Polícia Federal

A Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Federal, deflagrou a Operação Falsa Morada para desarticular, combater e desestruturar a atuação de uma quadrilha acusada de fraudar o Programa Minha Casa Minha Vida.

A operação foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (28) na região metropolitana de João Pessoa.
A investigação detectou fraudes em 17 financiamentos, o que resulta em um montante aproximado de R$ 1.700.000,00. Este valor ainda pode mudar com os documentos que serão ainda examinados a partir de agora.

O grupo criminoso era encabeçado por uma advogada, atuante em questões pertinentes à construção civil. Ela aliciava pessoas para, de forma fraudulenta, atuarem como beneficiárias de financiamentos junto à Caixa Econômica Federal.

A quadrilha produzia, inclusive, documentos falsos para poder simular uma situação que enquadrasse estas pessoas no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), sem que houvesse ocupação de unidade habitacional. Comprovantes de renda eram fraudados para que os fraudadores fossem enquadrados como aptos a obter o melhor subsídio possível concedido pelo Governo Federal.


Os indícios apontam que o grupo criminoso apresentava imóveis construídos por terceiros, sem que tivessem qualquer relação com a citada obra, a engenheiros das instituições financeiras, sempre observando a cautela em mostrarem as casas, recém construídas, em horário em que fosse mínimo o risco de o proprietário/construtor verdadeiro presenciar a fraude.

Diversas empresas tiveram, indevidamente, seus nomes e dados usados pelo grupo criminoso, quando das confecções de declarações de renda falsas.

Ao todo, 16 Policiais Federais estão nas ruas da Grande João Pessoa, cumprindo três mandados de condução coercitiva, quatro de busca e apreensão, além do Mandado de Prisão preventiva da chefe do esquema criminoso. Todos os documentos expedidos pela 16ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba em João Pessoa.


LIBERDADE PB
Com Assessoria

Nenhum comentário: