segunda-feira, 29 de junho de 2015

PMDB de Paulista realizará Convenção Municipal neste sábado dia 04 de julho





O PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) do Município de Paulista-PB vai realizar sua Convenção Municipal para renovação do diretório, nesse sábado dia 04 de Julho, a partir das 14h:00, na Câmara Municipal.

O Partido é presidido em Paulista pelo ex prefeito Dr. Abinete Vieira de Almeida (foto) que deve ser reconduzido ao cargo.

Segundo informações repassadas pelo referido presidente, o deputado estadual Gervásio Maia e o deputado federal Veneziano Vital, estarão participando do evento e que durante a convenção haverá a filiação de algumas lideranças políticas locais, a exemplo do ex vereador Amaral e do empresário Valdemi Dutra.

Da redação com ASCOM

domingo, 28 de junho de 2015

Prefeitura de Paulista-PB pretende gastar mais de 1 milhão e 200 mil em combustíveis e lubrificantes em 2015, confira



 
A Prefeitura de Paulista-PB pretende gastar no ano de 2015 em combustíveis e lubrificantes, a vultosa quantia de mais de um milhão e duzentos mil reais. É o que aponta dados do Tribunal de Contas do Estado.

Isso significa que a Prefeitura de Paulista vai gastar mensalmente com combustíveis e lubrificantes, uma média de mais de cem mil reais.

As compras serão feitas em dois postos de combustíveis, sendo um em Paulista, o Posto São José no valor de 1.143.967,75, e, outro em João Pessoa, o posto Verão no valor de 90.305,00.

O detalhe é que nas duas licitações, não houve concorrência de outros fornecedores, apenas os referidos postos participaram e ganharam as licitações.

Confira abaixo os dados que foram extraídos do Sagres-PB (SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DOS RECURSOS DA SOCIEDADE):



TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA


Unidade Gestora: Prefeitura Municipal de Paulista - 2015
Nº Licitação: 000032015
Modalidade: Pregão Presencial
Data de Homologação: 27/01/2015
Categoria: Compras e Serviços
Objeto: Fornecimento parcelado e diário de combustíveis, lubrificantes e filtro, destinados a frota de veículos pertencentes ao Município
Participantes: Posto São Jose
CNPJ/CPF/: 05759466000199
Valor Situação: 1.143.967,75
Situação: Vencedora


TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA

Unidade Gestora: Prefeitura Municipal de Paulista - 2015
Nº Licitação: 000192015
Modalidade: Pregão Presencial
Data de Homologação: 10/02/2015
Categoria: Compras e Serviços
Objeto: Fornecimento de combustíveis, na localização da BR- 230 km 100 ou na própria cidade de João pessoa, para abastecimento do Município
Participantes: Posto Verão
CPF/CNPJ: 41118415000141
Valor: 90.305,00
Situação: Vencedora


Fonte: Sagres-PB

sábado, 27 de junho de 2015

Baixo nível do Rio Piranhas deixa Paulista à beira de um racionamento d’água

 
 

 

 
 
Devido ao baixíssimo nível em que se encontra o Rio Piranhas, em decorrência da forte estiagem que se prolonga na região do semiárido Paraibano, a cidade de Paulista poderá sofrer racionamento d'água, já nas próximas semanas.


A informação foi confirmada à nossa reportagem na manhã deste sábado, 27 de junho, pelo gerente do escritório local da CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), Sebastião de Medeiros Dutra (Bastinho).
 
Em recente reunião com a coordenação regional da CAGEPA em Sousa, Bastinho disse que foi discutida a crítica situação que as cidades abastecidas pelo Rio Piranhas estão prestes a enfrentar nos próximos meses;
 
"O baixíssimo nível do Rio Piranhas, por exemplo, fez com que a bomba da captação de Paulista parasse funcionar três vezes a semana passada, diante dessa situação, estamos realizando manobras para garantir o abastecimento, porém, o risco de racionamento se torna cada vez mais iminente". Disse.
 
Sobre os vazamentos responsáveis por desperdício d'água, Bastinho disse que tem, feito o possível para corrigilos a tempo e evitar o desperdício, porém, adiantou que 90% deles partem de ligações clandestinas, inclusive com a colocação de motores na rede.
 
O gerente local pediu a colaboração da população "A população precisa se conscientizar e economizar água, pois num futuro bem próximo vamos ficar sem... As previsões climáticas apontam que o próximo ano também será seco e, só Deus poderá mudar o drama que estamos prestes a vivenciar". Exclamou.
 
Alem de economizar água a população pode ajudar denunciando a existência de vazamentos e desvios na rede, através do telefone: 3445-1330.
 
PaulistaPB.NET

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Poeta Paulistense Geraldo Alves lança seu segundo livro de poesias em Sousa

 
 
A convite do Centro Cultural Banco do Nordeste - Sousa, o poeta Geraldo Alves de Farias lançou seu segundo livro de poesias na biblioteca do referido centro, nesta quarta feira 17 de junho.


"Caminhos Calcinados" é a segunda publicação literária do poeta Paulistense, que é integrante da união de trovadores do Brasil. Devoto da poesia de Belarmino de frança, Geraldo Alves começou a escrever poesia muito jovem, aos 16 anos, depois que recuperou-se de um grave problema de saúde.
 
Nossa reportagem esteve acompanhando os bastidores do lançamento onde estiveram presentes, além professores, alunos de uma escola publica e alguns estudantes universitários, o Presidente da União Comunitária Ativa (ÚNICA), Zênio Sérgio F. Dantas, amigo pessoal do poeta-escritor.
 
Já no inicio da apresentação do livro, ficou evidenciada a emoção do poeta que tem passado por momentos tristes de irreparáveis perdas familiares, a mais recente delas foi o prematuro falecimento de filho seu, vítima de um trágico acidente de carro ocorrido em fevereiro deste ano.
 
O lançamento do livro 'Caminhos Calcinados' em Paulista, está agendado para acontecer em 05 de julho.
 
 
Para Zênio, a cultura, não só de Paulista, mas nordestina de modo geral, recebe um engrandecimento valoroso com a chegada do livro Caminhos Calcinados do Poeta Geraldo Alves.
 
Zênio reconheceu que muito está sendo feito pela cultura de Paulista em trabalhos escolares, porém acredita que esta precisa ser melhor valorizada, para que novos valores artísticos  e poéticos, venham a ser descobertos na nossa cidade.   
 

Sérgio Silveira, coordenador de programação do Centro Cultural Banco do Nordeste – Sousa, ressaltou que o trabalho do poeta Geraldo Alves é uma poesia que fala do lugar onde vive o poeta  e foi exatamente essa autenticidade literária que chamou a atenção do Centro Cultural.
 
 
DA REDAÇÃO COM WELLINGTON DO VALLE

sexta-feira, 12 de junho de 2015

NOVO TÍTULO: Eleitores de Paulista terão que fazer recadastramento biométrico pra poder votar em 2016, confira

 
 

biometria

 

Nas eleições municipais de 2016, o eleitorado de Paulista e toda a 31ª Zona deverá estar apto a votar através da identificação biométrica, ou seja, com identificação través da sua digital.

Para que o recurso seja implantado, o Cartório Eleitoralde Pombal  iniciará no próximo dia 18 deste mês de junho o cadastramento de eleitores para o sistema a partir da implantação do equipamento objetivando viabilizar o atendimento.

Diante do exposto no período de 15 a 17 não haverá atendimento ao público relacionado a alistamentos, segunda via do título, transferências e revisões para que a parte técnica da biometria seja montada.

Os seis municípios que compõe a referida região, sendo eles Cajazeirinhas, São Domingos, Lagoa, Paulista, São Bentinho e Pombal (sede), vão realizar a coleta de dados.

Para uma melhor operacionalização o trabalho vai buscar nas cidades polarizadas parcerias com as prefeituras.

O recadastramento biométrico prosseguirá até maio do ano que vem, não havendo necessidade da presença de grande número de pessoas ao local já na próxima semana.

 

Da redação

sábado, 6 de junho de 2015

Professora de Paulista divulga biografia completa de Pe. Solon, veja!

 
 

 

Na semana em que a cidade de Paulista lembrou a passagem de nove de morte de Padre Solon Dantas de França, ocorrido no ultimo dia 03, a professora Salete Laurentino divulgou uma biografia completa do saudoso Padre.


A história de vida de Pe. Solon foi produzida por Salete, a pedido do Padre José Casimiro (pároco local), para que a mesma faça parte do memorial que homenageia Pe. Solon, inaugurado esta semana pela Paróquia de São José.
 
 
Veja com exclusividade a integra da biografia:
 
 
BIOGRAFIA DE Pe. SOLON
 
No dia 04 de julho de 1935, no Sítio Várzea da Serra, nascia Solon Dantas de França. Filho do poeta Belarmino de França e Emerentina Dantas de Sousa. No dia 30 desse mesmo mês,foi batizado na Igreja de São José, em Paulista, pelo Pe. Valeriano Pereira.
 
Em 10 de março de 1946, das mãos de Frei Bruno, Solon recebeu a Primeira Eucaristia. Eno dia02 de setembro daquele mesmo ano recebeu o sacramento da Crisma, celebrada pelo então Bispo da Diocese de cajazeiras Dom Henrique Gelain. 
 
Iniciou seus estudos no Sítio Várzea da Serra, na casa de seus pais aos 10 anos de idade e como professor teve o Senhor Victor de França. Depois passou a estudar no Sítio Córrego do Velame com o Senhor Luiz de Apolinário, e concluiu o ensino primário no Sítio Barro Branco, com o Senhor José Jerônimo Neto na casa de Massilon Bananeira.
 
Já, aos 19 anos de idade, mais precisamente, em 12 de Novembro de 1954, ao participar de uma missa em Paulista, Deus usou Dom Zacarias Rolim de Moura, Bispo diocesano, naquele momento, como instrumento de chamado, convidando o jovem Solon, para morar no seminário de Cajazeiras, ao que, ele aceitou, e no dia 27 de fevereiro de 1955 ingressava no seminário, sendo recebido pelo Pe. Luiz Gualberto de Andrade, então reitor do Seminário.  Ali, ele ficou até 1961. E assim, começava sua caminhada, escutando à voz do Mestre a dizer: "... Vem e segue-me!".
 
Aos vinte e cinco anos de idade,  foi transferido para o seminário Provincial de Fortaleza-CE, permanecendo até o ano de 1966. Sua primeira tonsura (admissão ao clero) realizou-se aos 12 dias do mês de Janeiro de 1965, celebrada pelo D. Zacarias Rolim de Moura auxiliado pelo Mons. Oriel Antônio Fernandes (vigário de Pombal - PB), e já, no ano seguinte recebeu as duas ordens menores aos 10 de janeiro, na catedral de Nossa Senhora da Piedade em Cajazeiras - PB, e também ali, recebeu mais, as duas ordens últimas menores aos 08 de janeiro de 1967, passando a ser chamado minurista. Foi quando ficou na sede da Diocese para concluir os Tratados de graça e Sacramentos em Moral e Teologia, ministrados por D. Zacarias, Mons. Vivente Freitas, Pe. Gervásio Queiroga e Pe. Walter Strapaguelti.
 
No dia 08 de dezembro de 1967, Pe. Solon, recebia o subdiaconato, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios em Catolé do Rocha-PB; em 12 de janeiro de 1968 na paróquia de Nossa Senhora da Piedade, celebrava-se o seu Diaconato.
 
No dia 10 de Julho de 1968 foi ordenado Sacerdote, pela imposição das mãos do Senhor Bispo Diocesano,também responsável pelo seu chamado, Dom Zacarias Rolim, na Matriz de São José de Paulista. Cumpria-se, assim, a promessa do salmista "Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec".
 
Pe. Solon, celebrou sua primeira missa às 17:00 horas,  do dia 15 de Julho,  na Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Exatamente 1 ano depois, No dia 15 de Julho de 1969, assume como pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Pombal e também.como administrador da Paróquia de São José em Lagoa, Paróquia de São José em Paulista e São Sebastião em São Bento e, ainda,  por diversas vezes,  assumiu a administração da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Coremas e da Paróquia de São Pedro em Pombal.
 
Pe. Solon foi Professor de Português, Educação Moral e Cívica no seminário de Cajazeiras.  Em Pombal, foi professor nas escolas estaduais Arruda Câmara e João da Mata, do Colégio Josué Bezerra, foi diretor do Orfanato Nossa Senhora de Fátima, da Escola Paroquial São Vicente de Paula, Diretor Fundador da Creche Pequeno Príncipe e Diretor do Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro.
 
Levou, também, até Pombal as Faculdades de Ciências Contábeis e Agronomia. No entanto, ele dirigiu por poucos meses estas Faculdades, pois,em decorrência de  problemas de saúde, foi afastado de suas atividades, tanto paroquiais quanto administrativas.
 
Em nossa terra, Pe. Solon, deu início à construção da Maternidade Yayá Queiroga, trouxe a Agência do Banco do Brasil,trouxe água saneada pra cidade,  através da CAGEPA, a primeira banda marcial da cidade, construiu o Hospital e Maternidade "Emerentina Dantas", dando o direito aos nossos filhos de não nascerem em terras estranhas. Construiu a Casa do Estudante "Belarmino de França", oferecendo aos filhos de agricultores da zona rural um teto que os abrigava durante seus estudos, construiu a Escola Paroquial "Cândido de Assis Queiroga", possibilitando à nossa gente o direito de estudar, construiu a Creche "Robson de Araújo Veras",o Centro de Pastoral "Nova Betânia" (hoje, Centro de Recuperação para dependentes químicos), a Praça São José, ao lado da Igreja Matriz, diversas passagens molhadas no Rio Piranhas, para melhorar o acesso à zona rural.
 
Quando ainda era muito difícil a comunicação por telefone, conseguiu para o Município vários postos da TELPA – Telecomunicações da Paraíba, interligando e levando a comunicação a muita gente.
 
Quando energia rural era coisa de grandes proprietários, ele favoreceu os mais pobres, conseguindo eletrificação para suas pequenas propriedades e moradias.
 
Também se preocupava com a participação social do seu povo, por isso, trouxe a festa do Rosário e tantas outras manifestações culturais para festejar com sua gente.
 
 E como último legado, exercendo o seu direito de cidadão, usando sua influência como homem público e, como sempre, pensando no bem comum, não pediu para si, regalias, nem luxo, nem poder, mas sim,uma Comarca para nossa terra,  e nos veio  o Fórum Leandro Gomes de Barros. Era o último presente deste grande homem à terra que o viu nascer.
 
 Exerceu seu sacerdócio trazendo a igualdade do Evangelho para a vida dos menos favorecidos.
 
Foi o maior líder político de sua terra, sem exercer nenhum cargo. É difícil definir ao certo,  Pe. Solon. Visionário?  Lutador? Sonhador?  Como todos os que vão à frente do destino de sua gente, um homem cheio de esperanças, também, um SOFREDOR! Muitas vezes aplaudido, outras vezes, criticado e machucado. Porém, uma coisa se sabe, diante da luta, das ingratidões e mesmo do sofrimento,ele nunca perdeu a  altivez e nem a dignidade.
 
Em 2006, atendendo ao último chamado de Deus, Pe. Solon nos deixou e foi habitar juntoao Pai celestial, aquele que tantas vezes invocou em suas orações.
 
Quem conviveu com Pe. Solon, teve a graça de conhecer um homem de coração bondoso e generoso, um sacerdote que não deixou morrer seus sonhos de menino. Um homem que ajudou a muitos construírem seus próprios sonhos. Muitos jovens, não somente de nossa terra, receberam verdadeiras graças das mãos de Pe. Solon: foram muitas bolsas de estudos, moradias em locais por ele administrados, oportunidades de emprego e muitas outras ajudas.
 

A conduta moral e espiritual desse grande líder, ainda moldará e inspirará muitos jovens de nossa terra. E, como está escrito no Sl. 39: "A sua memória não desaparecerá; seu nome será repetido de geração em geração... Enquanto viver terá maior nome que mil outros e quando repousar, será feliz".
 
PaulistaPB.NET - Salete Laurentino

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Diante da situação hídrica envolvendo população de Paulista, vereador apresenta alternativas sustentáveis para população conviver com a seca

 

Diante da situação crítica que vive os irrigantes do Médio Piranhas com a determinação da ANA (Agência Nacional das Águas) e da AESA da Paraíba, de proibir a irrigação às margens do Rio Piranhas, o vereador Possidonio Fernandes (PSDB) de Paulista apresentou vários requerimentos na sessão da Câmara Municipal, onde solicita algumas ações sustentáveis do Poder Público Municipal para auxiliar a população na convivência com a seca.

O parlamentar apresentou várias idéias, a exemplo da construção de cisternas com bica em todas as escolas e ginásios de esportes da cidade para aproveitar o armazenamento das águas das chuvas durante o inverno. Possidonio também propôs a distribuição gratuita de ração animal, por parte da Prefeitura de Paulista, com agricultores e pecuaristas carentes do Município que estão proibidos de irrigar.Essa ajuda seria durante o período que durar a situação.

O vereador também cobrou através de solicitação de ofício pela presidência da Casa, a ser enviado a CAGEPA, que o referido Órgão Estadual mande consertar urgentemente, todos os vazamentos de água existentes de todas as ruas da cidade de Paulista.

O vereador disse que espera a sensibilidade do senhor prefeito do Município, como também da CAGEPA no sentido de transformar as suas idéias em realidade para assim, ajudar a todos a conviver com o grave problema da escassez de água na região.

 

ASCOM